Quando pensa em falar em público o seu coração dispara? Na preparação de uma apresentação importante receia não ter o impacto pretendido? Tem dificuldade em criar argumentos concisos e poderosos?

Realizar apresentações persuasivas não é apenas uma questão de carisma e de gráficos: requer competências específicas que são vitais para manter a sua audiência comprometida e envolvida.

Falar em público é uma das competências mais importantes para qualquer profissional, seja para apresentar um projeto, vender uma ideia ou até mesmo para participar numa reunião. Traz benefícios evidentes para a sua carreira, reputação e ainda desenvolve a sua confiança, auto-estima e competências sociais.

O grande bloqueio no que toca a falar em público está relacionado com medo e com a ansiedade de fracassar em frente a um grupo de pessoas. Os sintomas da ansiedade podem traduzir-se em três categorias:

  • Físicos – Aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, aumento da transpiração e do consumo de oxigénio, rigidez dos músculos do pescoço, das costas e boca seca.
  • Verbais – Voz tensa, tremor na voz, repetição de “Umms” e “Ahs”
  • Não-Verbais – Os gestos, expressões faciais e postura.

Expomos alguns aspectos muito específicos que o vão ajudar a melhorar as suas apresentações em público:

  1. Estude e respeite a audiência (quem são, o que fazem? que expetativas têm?)
  2. Define a mensagem que pretender deixar
  3. Estruture a apresentação
  4. Treine em voz alta
  5. Afaste a sua atenção de estímulos negativos
  6. Ganhe consciência do que a sua face e corpo estão a transmitir não-verbalmente
  7. Mantenha-se focado no que pretende atingir e não se distraia
  8. Predisponha a sua mente para o sucesso
  9. Encontre uma forma de permitir à audiência explicar o que eles pensam que disse. Discuta as diferenças, até encontrar uma versão satisfatória da mensagem que pretende transmitir.
  10. Aja confiantemente

 

 

 

 

Ganhe no seu mundo. Treine no nosso.
Share This