O mundo está cheio de pessoas extremamente bem sucedidas. Mas também há muitas, que não o sendo, tentam parecer. Têm títulos profissionais perfeitos e contam histórias incríveis sem qualquer testemunho ou prova de veracidade. Estas duas espécies apesar serem totalmente distintas, podem numa primeira instância, ser muito difíceis de distinguir. Como separar o trigo do joio? Ou seja, como separar as pessoas que fazem de tudo para parecer bem sucedidas das pessoas verdadeiramente bem sucedidas?  Simples. Pelo seu comportamento. E se adoptar os comportamentos das pessoas de sucesso, acredite, vai passar também para o lado dos campeões.

1. Adoram o que fazem

Se perguntar a Tim Cook ou Mark Zuckerberg o que fazem da vida, pode ter a certeza que vai ouvir das suas bocas Apple e Facebook. As pessoas verdadeiramente bem-sucedidas são apaixonadas pelos seus ofícios (note, escrevi ofício e não trabalho) e orgulhosas dos seus produtos e conquistas. O sucesso acaba por acontecer, mas não é a sua força motriz.

2. Fazem as coisas à sua maneira.

A forma como lideram e a cultura que constroem nunca é copiada de outros líderes ou organizações. Claro que têm mentores e pessoas em quem se inspiram, mas, fazem sempre as coisas à sua maneira, seguem o seu instinto e têm muito pouca paciência para o status quo.

3. Sabem o que não sabem

A esmagadora maioria das pessoas de sucesso é muito humilde. Aqueles que não o são ou que acabam por se deslumbrar, mais tarde ou mais cedo pagam pela sua arrogância. Garantido. Não estou a sugerir que não têm egos fortes, mas têm a completa noção que não têm todas as respostas.

4. Têm muito bom senso

As pessoas bem-sucedidas são astutas, intuitivas e confiam no seu instinto. Se algo lhes parece utópico, é porque não é mesmo real. Se algo lhes parece demasiado bom para ser verdade, é porque é assim. Estas pessoas pensam por elas próprias e conseguem cheirar mentiras e conversas do bandido a quilómetros de distância.

5. Nunca estão satisfeitas com as suas próprias conquistas

Grandes líderes são normalmente muito perfecionistas e raramente estão satisfeitos com as suas próprias conquistas. Querem sempre fazer melhor – criar o próximo êxito ou fundar a próxima start-up de sucesso. Estas pessoas sabem que o sucesso tem uma correlação direta com o crescimento. É uma maratona sem meta à vista.

6. Não são super-visíveis

Claro que há pessoas de sucesso que têm bastante visibilidade, mas, garantidamente, não são a maior parte. A esmagadora maioria não está minimamente interessada na fama. Se o que procura é fama e fortuna, receio que vá ficar extremamente desapontado com o resultado. A fama é sempre um efeito secundário.

7. Não se gabam ou autopromovem

Não têm necessidade. O seu comportamento e os seus resultados falam por si. Não os vai ouvir falar sobre a quantidade de dinheiro que ganham nem sobre as suas enormes qualidades. Quando ouvir alguém a gabar-se ou a “vender-se” em demasia já sabe a que espécie pertence.

Veja as coisas deste prisma: o seu sucesso é totalmente alicerçado no trabalho que faz, nas decisões que toma e nas ações que realiza. Quando tudo for feito e dito, vai querer olhar para trás e sentir-se orgulhoso do que conquistou. Vai querer sentir-se bem com a vida que viveu e com o impacto que teve na vida dos outros. E, acredito, vai querer ter a certeza que viveu a vida nos seus próprios termos. Que desbravou o seu próprio caminho.

Nada disto irá acontecer se seguir modas ou tendências. Nasceu original. Viva como tal… adotando os comportamentos das pessoas de sucesso

Ganhe no seu mundo. Treine no nosso.
Share This