Marco Meireles: “Esqueça tudo o que sabe”

O sucesso não é um acaso, resulta de fatores que podem ser desenvolvidos com treino e persistência, tal como no desporto de competição. “Esqueça tudo o que sabe” é o livro de Marco Meireles que ajuda a descobrir e desenvolver as capacidades de comportamentos potenciadores do sucesso. O livro apresenta-se como um testemunho pessoal, que combina a experiência vivida e o conhecimento científico e é inspirado no desporto de alta competição para apresentar soluções inspiradoras para todos os que querem desenvolver as suas capacidades comunicacionais, empresariais ou mesmo desportivas. O sucesso é superar as metas.

Marco Meireles é docente e consultor na área da comunicação e liderança. Especialista em Leadership through emotional intelligence (Case Western University), Persuasion Engineering (University of California), Memory and Learning (University of California) e coach certificado pela Michael Neill Academy, é também um estudioso nas áreas das neurociências, psicologia cognitiva e desporto de competição que deram origem aos conceitos inovadores que apresenta no seu livro “Esqueça tudo o que sabe”. Marco Meireles explicou ao Empreendedor.com que conceitos são esses que apresenta no seu livro.
Qual a razão que o levou a escrever este livro?

A convicção de que todas as pessoas podem ser bem-sucedidas. Esta foi a razão porque sempre investiguei os motivos pelos quais determinadas pessoas conseguem singrar, ter vidas preenchidas, entusiasmantes e com significado enquanto outras, muitas vezes até com mais condições, não o conseguem. Procurei respostas em muitas áreas. Estudei profundamente o cérebro e a sua relação com o comportamento. Observei e entrevistei vários atletas de topo. Sempre quis encontrar a fórmula certa para mim e para todos quantos estejam dispostos a mudar para concretizarem as suas expectativas. Após vários anos de estudo, pesquisa, tentativas e correções, posso afirmar com segurança que o sucesso não é um acaso, apenas exige que determinado caminho seja percorrido. Tem uma estrutura e uma sequência que podem ser encontradas neste livro.

 

Mas porquê esquecer tudo o que sabemos?

O título “Esqueça tudo o que sabe” é metafórico, mas apenas até um certo ponto. Por um lado porque é fundamental que as pessoas esqueçam uma série de conceitos pré-concebidos sobre sucesso e eliminem crenças limitadoras. E por outro porque, conhecendo o funcionamento do cérebro, apercebemo-nos que apesar da memória consciente ser obviamente importante, são os aspetos automáticos e emocionais do cérebro que mais influenciam a performance.

Os conceitos que apresenta estão também ligados ao desporto. Será que o bem-estar físico é o segredo do sucesso?

O deporto, as neurociências, a psicologia cognitiva-comportamental e a computação unem-se num sistema disruptivo que oferece resultados concretos. O desporto – mais especificamente a competição – dá-nos grandes lições sobre o que é necessário para se conseguir um bom desempenho.
Conceitos de desporto relacionados com o bem-estar podem ser encontrados na Parte I do livro – Nível Ideal de Performance. Ainda assim, o bem-estar físico não é o segredo do sucesso. Contribui para o sucesso. É mais uma peça do puzzle. O bem-estar físico, mental e emocional (é impossível dissociar estes três aspetos) permite que qualquer pessoa se possa colocar nas condições ideais para percorrer o caminho até à concretização das suas expectativas (a sua própria definição de sucesso). De que adianta a alguém traçar um destino se não tiver condições mínimas para iniciar o caminho, quanto mais para percorrê-lo até à sua concretização?

De que forma é que a sua investigação está ligada ao empreendedorismo?

Todo o empreendedor tem de ter uma ideia, acreditar nela, testá-la, vendê-la, trabalhar muito e manter-se resiliente, apesar das adversidades, ao mesmo tempo que desenvolve competências continuamente e se adapta a um mercado em constante mutação.
Grande parte da minha investigação foi baseada nestes pressupostos: Como ser mais criativo? Como desenvolver um plano que funciona? Como aumentar a resiliência? Como aprender mais e muito mais rápido? Como mudar de hábitos (incluindo o da procrastinação e da indisciplina)? Como comunicar eficazmente de forma a influenciar uma pessoa, uma equipa ou mesmo uma multidão?
Este é um livro prático, científico com protocolos recolhidos das neurociências, da psicologia cognitiva-comportamental, computação e do desporto de competição, que oferece resultados muito concretos nestas e noutras áreas a quem o ler e o seguir. Como um cozinheiro acredita e segue receitas, quem tem resultados acredita e segue estes protocolos.

Enquanto especialista do desenvolvimento de competências da comunicação e liderança, como caracteriza os gestores portugueses?

Já encontrei gestores portugueses brilhantes e gestores portugueses com grandes necessidades de desenvolvimento. Tive exatamente a mesma experiência quando trabalhei noutros países Europeus. Não encontrei evidências de que os gestores de outros países da Europa fossem mais competentes do que os portugueses. Na realidade temos portugueses em cargos de gestão a fazer muita diferença em grandes organizações internacionais. Categorizar desta forma os gestores portugueses acaba por ser uma generalização que não permite definir de forma fidedigna a classe.
O que acaba por distinguir os gestores de sucesso dos restantes é a sua capacidade para produzir uma visão capaz de envolver e mobilizar todas as pessoas; para comunicar de forma próxima, aberta e motivante e gerar ótimas relações com todas as pessoas, independentemente da hierarquia; para liderarem pelo exemplo tornando-se exemplos a seguir por clientes, colegas, stakeholders e colaboradores e para se desenvolverem continuamente, obtendo conhecimento e novas habilidades através do estudo e do treino disciplinado, do feedback dos outros e da aprendizagem com os próprios erros. Se repararmos, estas características são comportamentos. Está ao alcance de quem assim entender, tornar-se um gestor de topo, independentemente da nacionalidade.

Quem estiver interessado em comprar o seu livro, onde pode facilmente encontrá-lo?

O livro “Esqueça tudo o que sabe” pode ser encontrado na maior parte das livrarias locais, na livraria Desassossego que pertence à Chiado Editora, em todas as FNACS a nível nacional. Também pode ser adquirido autografado no meu website www.marcomeireles.com. Também é possível encontrá-lo nas apresentações regulares que estamos a realizar em espaços livreiros. A próxima será quinta-feira, dia 24 de Setembro na Bertrand do Chiado às 19h00.

Link: http://www.empreendedor.com/index.php?page_id=5065&item_id=1509

Ganhe no seu mundo. Treine no nosso.
Share This